
AVISO
Devido à pandemia do COVID-19 e às orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) de evitar aglomerações como forma de diminuir a transmissão do coronavírus, o Colóquio foi adiado para 2021 (ainda sem data).
No entanto, serão realizadas conversas online, em formato de live, durante o perído da quarentena. Acompanhe em nossas redes.
Apresentação
Colóquio de Psicologia Social Comunitária: diálogos latino-americanos
Outubro de 2020
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Este colóquio tem como objetivo estimular reflexões e diálogos sobre as atuais características do campo da Psicologia Social Comunitária no Brasil e na América Latina. As psicólogas e psicólogos - que lançaram as bases desta disciplina ao longo das décadas de setenta e oitenta do século XX - estabeleceram um profundo diálogo com a conjuntura nacional e latino-americana do período. Buscaram articular o desenvolvimento da Psicologia com a luta pela democratização de seus países e, de forma mais ampla, com a luta contra a desigualdade social e política.
Esse processo histórico envolveu a discussão sobre a necessidade de descolonizar a Psicologia, inspirando novas possibilidades de atuação profissional e de pesquisa vinculadas às comunidades tradicionais e aos grupos oprimidos. Foi neste cenário que tivemos o desenvolvimento da Psicologia Social Comunitária na América Latina.
Atualmente, passadas algumas décadas da emergência desta perspectiva crítica em Psicologia, nos deparamos com uma conjuntura que apresenta novos desafios e dilemas, mas que de alguma forma se comunica com aqueles de seu início: as ameaças aos direitos civis e democráticos, o recrudescimento da violência de Estado, a ampliação das desigualdades sociais, econômicas e políticas.
Nesse contexto, em diálogo com o presente, acreditamos ser fundamental recuperar a história da Psicologia Social Comunitária, retomar as motivações que lhe impulsionaram, realizar um balanço de suas conquistas e dificuldades, como forma de melhor apoiar a elaboração de projetos para sua continuidade e seu desenvolvimento acadêmico e profissional.
Cabe ressaltar que este colóquio dá continuidade e busca ampliar as discussões e diálogos sucedidos no "Colóquio Psicologia Social Comunitária no Brasil", realizado em 2016 na PUC-SP, organizado por pesquisadores e pesquisadoras da PUC-SP e da UFPR.
Neste colóquio, organizamos as discussões a partir dos seguintes eixos: “Psicologia Comunitária na América Latina”; “Cuidado e Proteção: diálogos intersetoriais”; “Território e Insegurança: diálogos intersetoriais”; “Formação em Psicologia Comunitária” e “Políticas Sociais: perspectivas e enfrentamentos”. Desta forma, acreditamos estimular a reflexão sobre suas dificuldades, desafios e avanços ao longo do tempo, colocando em diálogo sua história e seus projetos de futuro. Foram convidadas, para promover este diálogo, pessoas de referência para a Psicologia Social Comunitária de diferentes regiões do Brasil e da América Latina.
Realização:
.png)


Apoio:
.jpg)